A Geografia do Paraná


 

LOCALIZAÇÃO
O Paraná esta localizado na Região Sul do Brasil. Com 399 municípios, tem área de 199,554 Km2, o que eqüivale a 2,3% da superfície do Brasil.
De acordo com o Censo realizado no ano de 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a população era de 9.706.000 habitantes.
CLIMA
Três tipos de clima são identificados no Paraná, que são definidos principalmente pela localização do Estado, as temperaturas e os ciclos de chuva. No litoral predomina o clima tropical super-úmido, sem estação seca. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina o clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, sem estação seca, com poucas geadas. Na região de Curitiba, nos campos gerais e sul, o verão é brando, sem estações secas e ocorrem geadas severas. A temperatura média do Estado é de 18,5ºC.
HIDROGRAFIA
O Paraná é subdividido em duas bacias de desaguamento: os rios que pertencem ao grande sistema de captação do rio Paraná e o complexo de rios que pertencem à bacia de drenagem do Oceano Atlântico.
Os principais rios da bacia hidrográfica do Paraná são o Paranapanema, o Tibagi, o Piquiri e o Iguaçu, que formam um complexo hidrográfico com enorme potencial energético. Somente a bacia do rio Iguaçu, que nasce ao lado de Curitiba e deságua no extremo oeste do Estado, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, tem potencial hidroelétrico para 11,3 megawatts.
A bacia hidrográfica do Atlântico abrange os sistemas hidrográficos do rio Ribeira, da baía das Laranjeiras, da baía de Antonina, do rio Nhundiaquara, da baía de Paranaguá e da baía de Guaratuba.

GLOSSÁRIO
- Aluvião: Depósito de cascalho, areia e argila que se forma junto às margens ou à foz dos rios, proveniente do trabalho de erosão. - Campeiro: Aquele que trabalha no campo. Empregado a quem incumbe o trato do gado, e que vive habitualmente nos campos gerais. Vaqueiro. - Capitanias: Cada uma das primeiras divisões administrativas do Brasil, das quais se originaram as províncias e os estados de hoje, e cujos chefes tinha o título de capitão-mor. - Ibéricos: Relativo ou pertencentes à Península Ibérica, constituída da Espanha e Portugal. - Invernagem: Designação comum de certas pastagens rodeadas de obstáculos naturais ou artificiais onde se guardam eqüídeos, muares e bovinos, para repousarem e recobrarem as forças durante as longas viagens. - Rupestre: Gravado ou traçado na rocha. - Tropeirismo: Atividade econômica ligada ao comércio de tropas de gado. - Sambaqui: Designação dada a antiquíssimos depósitos, situados ora na costa, ora em lagoas ou rios do litoral, e formados de montões de conchas, restos de cozinha e de esqueletos amontoados por tribos selvagens que habitaram o litoral americano em época pré-histórica. - Vicentinos: Moradores pertencentes à Capitania de São Vicente.

Fonte:SEEC